domingo, 8 de janeiro de 2012

Como entreter os filhos nas férias e participar da brincadeira!


As férias dos pais de fim de ano ou carnaval muitas vezes coincidem com as férias das crianças, que nessa época costumam ficar com conhecidos ou familiares. Para aproveitar essa época onde todos poderão estar juntos, há a possibilidade de criar brincadeiras e entretenimentos que serão divertidos e prazerosos para todos.

Cantinho de artes

Faça na sua casa um "Canto de Arte". Pegue um canto no terraço ou um pequeno espaço na área de serviço e coloque todos os materiais de arte para que o seu filho possa usar e se divertir. Não precisa ser muito grande basta ter espaço para o material e para o seu filho trabalhar, mas que seja fácil de limpar.

Comece com os materiais de artes que o seu filho usou na escola durante o ano. Eles vão dar uma ideia quais os materiais apropriados para a idade do seu filho.

Tenha nesse canto materiais recicláveis que você tem em casa tais como: potes de iogurte, caixas de sabão em pó, revistas em quadrinhos, jornais velhos, garrafas de plástico vazias e outros matérias. Tenho certeza de que vocês passarão muitas horas divertidas e os seus filhos poderão se divertir sem ter que gastar muito.

Scrapbooking

Essa é uma técnica de arte muito usada. O objetivo principal é organizar as fotos em cadernos decorados para lembrar alguns momentos. Essa época é uma boa hora para organizar as fotos da família com os seus filhos. Muitas vezes as fotos estão esquecidas em alguma gaveta. Elas são ótimas fontes de recordação e ponto de partida para iniciar conversas.

Use a sua imaginação. Como book utilize os cadernos que sobraram do ano passado e decore com retalhos de papéis de presente, tecidos, adesivos, carimbos, escreva diálogos no formato de historias em quadrinhos, etc. Divirta-se montando uma recordação para o resto da vida.


Brincando juntos

Essa e seção com ideias de como você e o seu filho podem se divertir sem gastar muito. Podemos fazer inúmeras coisas em casa de maneira divertida e barata. Basta misturar os restos de giz de cera para formar novas cores.

Material:
- Restos de giz de cera de vários tamanhos e cores
- Formas para salgados em inox
- Formas de papel para doces
- Assadeira retangular ou panela elétrica com teflon

Modo de fazer:
Recolha os restos de giz de cera de varias cores e tamanhos e coloque nas formas de papel. Essas formas vão dentro das formas para salgados em inox. Coloque água na assadeira retangular ou panela elétrica para cozinhar em banho-maria as formas de inox.

Depois de algum tempo em banho-maria os gizes que estão nas formas de papel irão começar a derreter e a se juntar para formar outras cores. Será divertido ver as cores que serão formadas e será uma forma de ensinar a não desperdiçar. Estamos na época de reutilizarmos tudo que pudermos.

Férias juntos

Aqui estão algumas ideias do que fazer e dos cuidados para tornar esses momentos inesquecíveis.

- Ensine algumas brincadeiras da sua infância para os pequenos como: peão, bolinha de gude e jogo de botão, por exemplo, podem voltar a fazer sucesso entre a criançada.
- Outra opção são os jogos do baralho ao tabuleiro. Aqueles que lidam com dinheiro, desenhos, mímicas e raciocínio são excelentes também para aprimorar as habilidades da molecada.
- Você também pode realizar um acampamento em casa, colocando as barracas no jardim ou improvisando com lençóis dentro do próprio quarto. Não podem faltar lanchinhos e histórias engraçadas.
- Uma possibilidade e dividir entre os vizinhos e familiares a contratação de uma baba ou recreadora. Existem agencias que oferecem profissionais bem preparadas.
- Sempre que puder reúna seus filhos com amiguinhos e primos para uma sessão de cinema. Se for em casa, não esqueça de preparar a pipoca para entrar no clima.
- Nada melhor nas férias do que andar de bicicleta, visitar museus ou de parentes, correr, pular... Mas tudo isso sempre com o acompanhamento de um adulto de confiança.
- Não e preciso proibir a internet, o ideal e determinar horários e conteúdos que podem ser acessados.

Boas férias com os pequenos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...