sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Lençóis e toalhas: faça a escolha certa.


Jogos de cama e banho, além de enfeitar a casa, devem ser práticos. As cores neutras, como branco, bege e outros tons pastel, combinam com qualquer tipo de decoração e ainda facilitam a vida na hora da lavagem, já que não precisam de mil cuidados especiais para não manchar.

Na hora de renovar o enxoval da casa, também vale a pena avaliar a maciez e a espessura das tramas, além de sua durabilidade. Toalhas com poucos fios custam consideravelmente menos, mas são menos macias, soltam pelos, enxugam pouco e... duram menos.

Veja também como comprar lençóis para montar (ou renovar) seu enxoval com muita qualidade pelos melhores preços.

Fios e Felpas

Tamanho dos fios: os mais curtos são menos macios e soltam mais pelos. Fios longos, portanto, significam que o tecido é de melhor qualidade.

Tipo de felpa: quanto mais compridas e finas, mais macias e duráveis são as toalhas. Na hora da compra, abra a peça e coloque-a contra a luz. Transparência indica que ela enxuga pouco e sua maciez é quase nula.

Tramas e materiais

Algodão: enxuga bem e é macio. Fios retorcidos ainda garantem volume e maciez por mais tempo.

Cardado: possui fios mais curtos, o que facilita a formação de bolinhas, deixando a toalha com a aparência puída rapidamente.

Nanocotton: é macio, dura mais e tem alto poder de absorção.

Poliéster: possui capacidade de absorção inferior, pode perder o viço após algumas lavagens e ainda cria fibrilas, aquele aspecto de penugem de algodão.



Fios, tramas e tratamento

Quantidade de fios: quanto maior, maior a durabilidade e a maciez das peças. E menos bolinhas fazem. Existem no mercado opções com 180, 200, 300 e até mais fios. Se eles forem penteados, então, melhor ainda!

Tipo de trama: o entrelaçamento dos fios dos lençóis pode ser mais aberto ou fechado, dependendo da qualidade do produto.

Tratamento: é ele que define a maciez do tecido, aumentando sua capacidade de aderir à cama e reduzindo as chances de irritar a pele.

Materiais

Naturais: lã, seda, linho, algodão e cânhamo. Tidos como clássicos, são mais macios e confortáveis. E nunca saem de moda!

Artificiais: viscose e acetato. Simulam bem peças de seda ou cetim e são fáceis de lavar, mas têm fios mais finos e com mais brilho.

Sintéticos: poliéster. Apesar de pouca maciez e de fazer bolinhas com mais facilidade, seca rápido e amassa menos.

Lavagem

· Separe as peças brancas das coloridas.

· Evite misturar tecidos de materiais diferentes - isso impede a quebra das fibras e garante vida mais longa ao produto.

· Não exagere no sabão em pó - recomenda-se usar a metade da quantidade indicada para a lavagem de outros tipos de roupas.

· Use água morna e enxágue com a fria.

· Seque à sombra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...