terça-feira, 17 de janeiro de 2012

8 jeitos diferentes de usar carvão na sua casa.


          

O carvão pode ser um grande aliado no dia a dia doméstico. Aprenda a usá-lo na sua casa.
Quando você escuta alguém falar sobre carvão, logo pensa no churrasquinho do fim de semana, né? Pois saiba que o material tem muitas outras utilidades. Na hora de assar a carne, o tipo vegetal é o mais indicado; já o ativado, que serve para filtrar a água, é processado em temperaturas mais altas e com oxigênio controlado, o que mantém a sua porosidade e lhe confere propriedades purificadoras e desodorizantes. São características interessantes como essas que fazem do carvão um grande aliado no dia a dia doméstico. Veja só...

1. Apague riscos na madeira escura

O piso ficou arranhado depois que você mudou os móveis de lugar? Disfarce o estrago esfregando um pedaço de carvão vegetal sobre a marca. As partículas de carbono preenchem temporariamente o arranhão e, dessa forma, você pode adiar o reparo.

2. Elimine o excesso de cloro da água

Caso o líquido que chega à sua casa tenha gosto e cheiro fortes do produto químico, coloque carvão ativado diretamente na caixa d'água e... dê adeus ao problema! Calcule três pedaços de tamanho médio para cada 250 litros de água e troque-os semanalmente. O tratamento sai baratinho: o quilo do carvão custa cerca de R$ 20.

3. Recupere o composto orgânico

Se você reservou um cantinho do jardim para fazer compostagem e notou um cheiro ruim de amônia da última vez que revolveu o composto, acrescente um pouco de carbono à mistura para revigorar os nutrientes. Salpique por cima uma generosa porção de carvão ativado moído e misture bem. Dentro de alguns dias, o cheiro terá desaparecido e a terra do composto estará pronta para ser usada novamente.

4. Desodorize a geladeira e os móveis

O cheirinho desagradável deles é bem fácil de eliminar. Basta colocar nesses lugares um sachê com carvão ativado moído. Substitua o saquinho a cada 15 dias ou quando o aroma ruim aparecer de novo.

5. Proteja ferramentas da oxidação

Um pedaço de carvão vegetal dentro da caixa de ferramentas vai preservá-las da ferrugem por muito mais tempo. Troque o material mensalmente.

6. Prolongue o frescor do buquê

Vasos com flores alegram o ambiente, mas dá uma pena quando elas murcham... Se você ganhou o arranjo de uma pessoa especial, então, o desejo é que ele dure para sempre, não é mesmo? O carvão não faz milagre, mas ajuda a manter as flores viçosas e bonitas por muito mais tempo. Coloque um pedacinho do tipo ativado na água e não se esqueça de trocá-la todos os dias. Já o material não precisa ser substituído, ok?

7. Reduza o cheiro da bandeja dos gatos

Mesmo que você limpe o banheiro dos bichanos todos os dias, é comum ficar um odor forte no ambiente. Para resolver esse inconveniente, prepare saquinhos de pano com pedaços de carvão vegetal e coloque-os ao lado da bandeja. Eles vão absorver o cheiro desagradável num piscar de olhos! Troque o material quinzenalmente.

8. Acabe com o mofo do banheiro

Por mais que você limpe o cômodo, a umidade e o calor dos banhos diários acabam produzindo focos de bolor. Mas se deixar um recipiente com carvão ativado escondidinho atrás do vaso ou embaixo do armário, a formação de mofo será mais demorada, pois o carvão absorve muitíssimo bem a umidade.


O carvão ativado é um material de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida, com capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases[1].
Poros presentes em uma porção de carvão ativado, amplificados com uso de um microscópio eletrônico.
Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigênio de certas madeiras, a uma temperatura de 800 °C a 1000 °C, tomando-se o cuidado de evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade [2]. Também é possivel produzir carvão ativado a partir da queima de ossos bovinos a alta temperatura. (Fonte Wikipédia)


2 comentários:

  1. Ficou faltando explicar o que é carvão ativado. É o mesmo carvaão usado em churrasco? Deve ser comprado em lojas especializadas?
    CAssiano Ribeiro Santos.

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei com essa mesma dúvida de Cassiano. Mas quer saber? A Orange bem que poderia produzir produtos a base desse carvão ativado, assim a gente compraria no supermercado mesmo.
    Fábio Lélis

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...