quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dicas para a limpeza de cortinas, tapetes e de vários tipos de sofás.


No frio o uso de tapetes e cortinas é comum e recomendado para quem quer manter a casa aquecida, mas são alvo de ácaros e poeira, comprometendo a saúde de quem tem alergias respiratórias.
Os sofás também devem ser cuidados para que, além de limpos e conservados, sejam saudáveis para todos que estiverem no ambiente.
Veja abaixo as dicas do arquiteto e designer de interiores Gláucio Golçalves para limpar cada item de sua sala ou quarto!
Cortinas
A cortina deve ser aspirada a cada 15 dias e lavadas duas vezes por ano. "Ela deve ficar de molho de um dia para o outro e a água deve ser trocada três vezes neste período", indica Gláucio. A primeira troca de água, segundo ele, deve ser após 20 minutos, para que a poeira não manche o tecido.
"No dia seguinte, para finalizar, o ideal é lavar a cortina na máquina, no programa para peças delicadas. Após a lavagem, seque-a na sombra", diz o arquiteto. Caso a cortina seja de fibra natural, use apenas o aspirador.
No caso das persianas, Gláucio indica o uso de um espanador sempre e a lavagem a cada dois anos, mas em uma empresa especializada.

Tapetes
Os tapetes devem ser limpos com um aspirador de pó, que irá retirar a poeira e outras sujeiras sólidas. "Quando um líquido é derramado no tapete e ele manchar, absorva o que for possível com um pano, sem esfregar", indica. Caso algum alimento sólido ou pastoso caia, ele recomenda retirar com uma colher ou outro objetivo parecido antes de limpar com um pano.
O arquiteto ensina que, para completar a limpeza do tapete, pode ser aplicada água com algumas gotas de detergente neutro, e esfregar levemente com um pano limpo até a mancha amenizar - além de trocar o pano que sujar por um limpo para repetir o procedimento. "Quando a mancha sumir, é necessário que seja esfregado um pano molhado com água para o enxágue. Depois de seco, os pelos da área tratada devem ser escovados", acrescenta.
Sofás
Os variados tecidos de sofás merecem cuidados especiais, dependendo como são.
Confira as dicas de Gláucio para o estofado que você tem em sua casa!
Estofados em Tecido
- Utilizar esponja, pano ou escova macia, levemente umedecida com sabão de coco ou detergente neutro, e não friccionar em demasia;
- Ao secar, utilizar ventilador ou deixar o móvel em um ambiente arejado, mas não exposto ao sol.
Revestimento plástico (courino)
Utilizar esponja, pano ou escova macia, levemente umedecida com sabão de coco ou detergente neutro. Pode-se usar fricção e um pano seco para secagem.
Para limpeza de tecidos como de revestimentos plásticos, os procedimentos a seguir devem ser observados com rigor:
- Nunca secar ao sol;
- Não utilizar alvejantes ou produtos clorados;
- Não esfregar com escovas duras ou abrasivas, utilizar apenas escova macia, esponja, pano ou espuma;
- Preferencialmente utilizar lavagem a seco;
- Não usar água quente para limpeza, sendo que a temperatura dela seja no máximo a 10°C.
Revestimento em tecido
- Para retirar o pó, utilizar aspirador de pó em baixa rotação ou escova com cerdas macias;
- Caso ocorra derramamento de líquidos ou sujeiras acidentais, retirar suavemente com pano limpo, esponja macia ou papel absorvente, sem comprimir o tecido, o mais rápido possível;
- Não utilizar produtos químicos e materiais abrasivos para limpeza do revestimento.
Revestimento em couro sintético
- Para retirar o pó, utilizar aspirador de pó em baixa rotação ou escova com cerdas macias;
- No caso de sujeiras leves, limpar com pano úmido e sabão neutro, sem esfregar bruscamente. Em seguida passar um pano com água limpa sobre a mancha, sem comprimir o revestimento. Secar o local com pano limpo, sem friccionar o revestimento;
- Não secar com secador de cabelo;
- Não utilizar produtos químicos e materiais abrasivos para limpeza do revestimento.
Revestimento em couro pigmentado (acabado)
- Para retirar o pó, utilizar aspirador de pó em baixa rotação ou escova com cerdas macias;
- Limpar suavemente com um pano umedecido em água ambiente com solução de sabão neutro de forma uniforme, secando-o com pano ou flanela;
- Não utilizar secador de cabelo;
- Não utilizar objetos pontiagudos e abrasivos (palha de aço, escova, esponja), bem como solventes químicos e produtos agressivos na limpeza do couro.
Revestimento em couro rústico (natural)
Para o couro natural as recomendações são as mesmas do couro pigmentado, além de não usar qualquer produto hidratante para este tipo de couro.
Nada como uma casa quentinha e limpa, não é?

Um comentário:

  1. Parabéns pela utilização de ferramenta tão importante no mundo atual. Essa empresa já era grande e agora, torna-se maior ainda. Sucesso.
    Iracildo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...