quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dicas para eliminar o mofo de sua casa


O que devemos fazer para evitar ter mofo ou cheiro a bafio na nossa roupa? Sabemos que durante a primavera ocorrem chuvas e existe uma maior propícia ao aparecimento de umidades nas nossas casas. Portanto, mal o Sol dê ar de sua graça, aproveite para por as roupas a secar ao sol e arejar a casa. Lembre-se principalmente das pesadas (as de malha e lãs), pois estas têm mais facilidade em criar o terrível mofo, e o seu odor desagradável a bafio.
Porém se o problema não for a chuva e reside num país úmido, ponha estas roupas mais pesadas e grossas ao sol a cada três meses a arejar, no mínimo.
Limpe o guarda-roupa com um pano umedecido numa mistura de água com vinagre branco, isto vai deixar seu armário das roupas limpo do mofo e livre de cheiros.

Dicas e Sugestões Práticas

Não guarde as suas roupas no armário envoltas em plásticos, roupa guardada por muito tempo deve ser lavada, mesmo que não tenha sido usada.
Já no caso de mofo em roupa branca, é só deixar a roupa de molho num agente branqueador como a lixívia, se o mofo surgir em roupas coloridas, é só umedecê-las com sumo de limão, no caso da roupa de seda ou sintética lave-as com leite e enxagúe com bastante água.
Se a roupa não for de tecido delicado esfregue-a com uma mistura de sal, vinagre branco e suco de limão e coloque-a no sol, tecidos delicados devem ser lavados com leite e depois com um sabão neutro.
Estas dicas servem também para edredons, lençóis, toalhas de banho, e outras roupas de casa que podem ser alvos destas indesejáveis marcas, pois nem o cheiro e as manchas em contato com nossa pele dão para suportar. Não é verdade!?
No caso dos livros o é melhor você escolher uma estante aberta para facilitar a ventilação evitando assim o aparecimento destes fungos.
Espalhe pedaços de algodão com terbentina perto dos livros, fazendo questão de ir trocando este algodão a cada dois meses, ou coloque cal virgem dentro de um vidro com a boca larga e aberto e troque o cal a cada seis meses.
Se o estrago já foi feito, use uma escovinha macia e passe um pouco de vinagre branco delicadamente para não manchar as páginas, espere até que as paginas sequem antes de fechar o livro.
Para tirar o mofo que já se instalou num armário pode sempre, tentar passar giz nos locais afectados, para tentar resolver a situação, pois este absorve a umidade.
Tente limpar os armários periodicamente e aproveite os dias de bom tempo para deixar as portas abertas, por um tempo mínimo de 15 minutos.
Seguidamente limpe o guarda roupa com um pano úmido de água misturado com vinagre branco.
Utilizando este processo irá remover o mofo e o cheiro a bafio, que poderá já se ter instalado, deixando assim o seu mobiliário com um cheiro perfumado.
É sempre bom ver se na parede onde o móvel está encostado, não há infiltrações, coloque nas gavetas um pedaço de giz ou carvão, e verá que o cheiro a mofo desaparecerá após uma semana.
Saiba por que o velho vinagre é bom para retirar mofo e fungos de sua casa, pois ele tem acido acético que tem capacidade de combater os fungos. Nunca se esqueça que, o mais importante em qualquer casa é uma ventilação e que com a atitude de prevenção correcta, poderá poupar-se a si e aos seus surpresas desagradáveis.


Por fim, abuse dos desinfetantes Orange eles deixarão os ambiente limpo e livre de germes devido sua ação bactericida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...