terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como harmonizar a casa com feng shui.

                   Sala da casa


Segundo o ensinamento chinês, ao colocar uma peça em determinado lugar, como uma planta no banheiro, você mexe na energia desse espaço. "A prática ensina a usar alguns elementos para incentivar a força boa e reverter o efeito da ruim", explica Adriana Scartaris, consultora de feng shui.

Existem duas principais formas de empregar o método: uma é aplicar o ba-guá como aparece na página seguinte. A outra é seguir os ensinamentos próprios para cada cômodo. Veja outras dicas:

Sala de jantar

Peças imponentes, como um lustre vistoso, alimentam o convívio familiar neste espaço.

1. "O espelho refletindo a mesa e os alimentos multiplica a fartura", ensina a especialista Vanessa Moura.

2. A mesa de jantar não pode ter pernas bambas. Precisa ser bem firme e estar num espaço de fácil circulação.

Cozinha

Ela abriga o fogão, que é considerado o cofre da casa, e merece atenção especial. Procure deixar esse objeto em posição de destaque.

1. "A chama do fogão representa dinheiro", ensina Vanessa. Para a energia fluir, faça um rodízio e use todas as bocas do aparelho.

2. Objetos na cor vermelha ativam esse cômodo e são um ótimo artifício para impulsionar o sucesso dos moradores.

3. Coloque uma planta entre o fogão e a pia ou a geladeira para equilibrar o elemento água desses objetos com o fogo do eletrodoméstico.

Quarto do casal

Elementos que incentivam o romance são fundamentais para o espaço do relacionamento.

1. Almofadas, quadros, luminárias e vasos em pares representam os apaixonados e intensificam a área propícia ao amor.

2. Este cômodo pede cuidado com o uso de espelhos, que não podem refletir a cama em nenhum ponto para não roubar energia.

3. Estampas florais, como o tapete da foto, podem aparecer na roupa de cama ou em outros objetos. Eles ajudam a despertar o afeto.

Banheiro

Vilão da casa, ele concentra as impurezas e rouba a energia dos outros cômodos. Por isso, conserve-o limpo e bem arrumado.

1. Neste espaço, as plantas naturais são muito recomendadas. Elas filtram as energias ruins e ajudam a manter o ambiente saudável.

2. Ao fixar o Espelho, calcule no mínimo 20 cm a mais do que a altura do maior morador da casa para que a imagem dele não fique cortada.

3. Para preservar o ambiente, deixe sempre a tampa do vaso sanitário abaixada, os ralos cobertos e a torneira e a porta fechadas.

Sala de estar

É a primeira impressão da sua casa. Nela você recebe as visitas, por isso deve ser bem confortável e convidativa.

1. Perfumado e decorado com mantas, fotos ou presentes de pessoas queridas, o ambiente fica aconchegante e os amigos se sentem bem.

2. Nunca coloque o sofá de costas para a porta principal. Se optar por um móvel nessa posição, prefira um pufe, sem encosto.

3. A sala precisa de espaço suficiente para que as pessoas transitem sem esbarrar na mobília, dessa forma a energia positiva flui com liberdade.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Medidas simples para evitar desperdício e gastos com água na sua casa


Você sabe cuidar da tubulação de água da sua casa? Dizem que, se feita corretamente, raramente precisará de manutenção corretiva. Porém, é indicado que hajam manutenções preventivas, afim de evitar o pior caso.

Qual a diferença?

Manutenção preventiva
São exigidas por norma (por exemplo, NBR 5626/1998: Instalação predial de água fria; NBR 7198/1993: Projeto e execução de instalações prediais de água quente e NBR 8160/1999: Sistemas prediais para esgoto sanitário – Projeto e execução) e normalmente executadas pelas equipes de manutenção.

Manutenção corretiva
Deve-se sempre procurar serviço de um profissional ou empresa qualificada. É importante que a empresa ou o profissional escolhido sejam reconhecidos no mercado, adotem procedimentos condizentes com as normas técnicas de produtos, aplicações e também de saúde e segurança. É fundamental que o registro geral esteja fechado enquanto é aguardada a chegada deste profissional. Este procedimento poderá evitar maiores danos ao sistema hidráulico e até mesmo o consumo excessivo de água.

Testes de Vazamento


Hidrômetro
1. Confira o relógio de água (hidrômetro);
2. Deixe todos os registros internos da residência abertos (normalmente esses registros são instalados nas paredes de banheiros, áreas de serviço e, em alguns casos, na cozinha);
3. Feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários;
4. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do hidrômetro;
5. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou.
6. Se isso aconteceu, há algum vazamento na casa.

Tubos alimentados diretamente pela rede pública
1. Feche os registros. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede pública (pode ser a do tanque, se for o caso) e espere a água parar de sair;
2. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira;
3. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no tubo alimentado diretamente pela rede.

Tubos alimentados pela caixa d’água
1. Feche todas as torneiras da casa alimentadas pela caixa d’água e não utilize os sanitários;
2. Feche bem a torneira de boia da caixa d’água e verifique, após uma hora, se ela baixou;
3. Em caso afirmativo, há vazamento na tubulação alimentada pela caixa d’água.

Caixa d’água
1. Feche o registro de saída do reservatório e a torneira da bóia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou;
2. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação da caixa d’água ou na tubulação de limpeza.

Vaso sanitário
1. Jogue cinzas (de cigarro, por exemplo) no fundo do vaso sanitário;
2. Se ela ficar depositada no fundo do vaso, ele está livre de vazamentos;
3. Se houver movimentação, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.



Dicas de como matar e manter baratas longe de sua casa

barata Conheça novas dicas de como matar baratas e outros insetos!

Ninguém gosta de receber a visita de uma barata asquerosa em sua casa. Por conta disso temos algumas dicas e sugestões de como matar baratas e também evitar que voltem:

1. Não deixe água acessível
A hidratação é indispensável para a sobrevivência das baratas e de vários outros insetos, que é feita principalmente na condensação debaixo das geladeiras, poças dos cantos das cozinhas, áreas após lavagens, torneiras que vazam, garrafas de refrigerante vazias, frutos maduros e outros. Preste atenção a pias, geladeiras e ralos para dificultar seu acesso à água.

2. Evite inseticidas em spray
Além de fazerem extremamente mal para a saúde, e inclusive serem alvo de estudos sobre o desenvolvimento de câncer e doenças respiratórias, esses sprays costumam não ser tão eficazes, matando apenas os insetos mais “corajosos” que vão para fora das tocas durante o dia. Falaremos abaixo sobre o que usar em substituição a eles.

3. Elimine seus abrigos
Frestas, fendas, vãos e buracos em paredes, armários, pias, rodapés e batentes são ambientes propícios para crescimento e reprodução de baratas. Por isso, deve-se mantê-los rebocados, cimentados, vedados com silicone ou borracha, principalmente aqueles perto da pia.

4. Utilize iscas como arma
Ao contrário dos venenos em spray, que podem fazer mal à sua saúde, as iscas naturais, ou mesmos os venenos com isca, são bem mais eficazes, e poluem bem menos o seu ambiente. É importante lembrar que, em qualquer tratamento, utensílios de cozinha e alimentos devem ser bem protegidos ou retirados, e animais e residentes devem sair do local.
Normalmente, essas iscas são constituídas por um atrativo, como açúcar, mel ou soja, inseticida, como carbamatos, fosforados ou clorofosforados, e corante. As baratas entram no porta-iscas, também chamado de armadilha, se alimentam e morrem fora dele. Existe também no mercado uma isca gel inseticida, com alto poder de atração, que pode ser colocada próxima a esconderijos em pequenas quantidades. Além das baratas e insetos morrerem se alimentando delas, acabam levando para seus ninhos, matando todo o resto da sua colônia.

Logicamente, para que esssas dicas funcionem, é importante deixar sua casa sempre limpa. Não deixe seu ambiente propício para o surgimento dessas pragas, afinal elas não surgem por acaso. Se houver mais alguma dica que você acha que pode auxiliar aos nossos leitores a matar baratas e outros insetos, os comentários estão a disposição!

sábado, 21 de janeiro de 2012

15 minutos diários são suficientes para destralhar a casa




Deixa eu adivinhar: você não tem tempo! Todos os dias você chega em casa do trabalho, corre para lá e para cá para dar conta de tudo o que precisa fazer e, quando vai ver, são 23h30 e sequer conseguir olhar o seu Facebook antes de dormir…

Em primeiro lugar: pare de correr como barata-tonta sem saber direito o que fazer. Saiba como ter uma rotina para ajudar você a viver de forma mais tranquila e a alcançar seus objetivos. Também evitará a correria de noite, possibilitando que você tenha mais tempo para outras coisas.

Em segundo: pare de buscar a perfeição! Muitas pessoas estão insatisfeitas com a bagunça em suas casas mas, já que não podem fazer do jeito que consideram ideal, acreditam que não valha a pena fazer nada de qualquer jeito. Mas o grande segredo é que qualquer coisinha que você fizer hoje já é melhor do que nada. E é o hábito que vai manter a sua casa boa para viver, não o adiamento.

Eu já disse diversas vezes aqui no blog que não é possível organizar tralha. Logo, se você quer organizar a sua casa, comece se desfazendo da tralha. E sim, eu sei que existem casas com TANTA coisa que dá vontade de chorar só de pensar por onde começar. Mas a dica é muito simples: supere essa trava e comece sem pretensão alguma. Se você marcar 15 minutos agora no seu relógio, ou no alarme do celular, vai conseguir destralhar pelo menos um pouquinho de algum lugar. Quer ver?

Em 15 minutos, você:
Consegue abrir seu guarda-roupa e manusear as roupas que estão penduradas, separando as que não servem mais ou que você não usa há muito tempo. Coloque em uma sacola e telefone para fazer uma doação.
Pode atacar aquela pilha de revistas que está em cima da mesa da sala, selecionando o que quer que fique e separando para reciclar o restante.
Pode organizar a sua correspondência e jogar fora o que não lhe interessa.
Consegue esvaziar todas as lixeiras, colocar o lixo para fora e substituir s saquinhos plásticos.
Pode pegar uma sacola e passar pela casa jogando fora o que tiver que jogar: embalagens, frascos vazios, papéis avulsos velhos etc.
Pode analisar com olhos críticos o armário da cozinha, livrando-se de vez daquilo que não usa (de tupperwares em excesso a eletrodomésticos duplicados ganhos de presente de casamento).
Consegue abrir a geladeira e jogar fora todos os alimentos vencidos e verificar o que está para vencer, separando-os para preparar algum prato ainda hoje ou amanhã.
Pode tirar tudo de dentro da sua bolsa, jogar fora o que for lixo e guardar no lugar certo o que estava lá dentro.
E eu aposto que existem pelo menos mais umas 30 coisas que você pode fazer para destralhar a sua casa em apenas 15 minutos. Que tal simplesmente começar?

FONTE

ALERGIA - Cães e gatos também sofrem com sintomas alérgicos. Fique atento!

           
Os quadros alérgicos nos cães e gatos representam uma grande porcentagem dos casos atendidos em consultórios veterinários. Eles podem apresentar sintomas alérgicos ocasionados pela ingestão de medicamentos ou alimentos, picada de insetos, contato com substâncias químicas, utensílios domésticos (vasilhas de plástico, cobertores de lã, perfumes e sabonetes) entre outros.

Os quadros de hipersensibilidade variam desde uma simples coceira até o óbito do animal, quando a reação alérgica é aguda, o que não é a maioria dos casos, pois normalmente as alergias adquirem um caráter crônico e recidivante.

Cães: Previna os seus bichinhos das doenças típicas de inverno

A maioria dos sintomas está relacionada ao sistema tegumentar (pele) e o principal é a coceira. Dentre as alergias de pele mais comuns estão a dermatite alérgica a picada de pulga, dermatite atópica e a alergia alimentar.

A dermatite a picada de pulga é provocada pela saliva da pulga que ao picar o animal, deposita-a na corrente circulatória e esta por ser extremamente alérgena (capacidade da substância em produzir alergia) desencadeia o quadro.

Alimentação: Sabia que o seu pet pode ter reações adversas aos alimentos?

A dermatite atópica é uma doença normalmente incurável, de difícil tratamento, onde a coceira e as lesões de pele provocadas por ela são intensas e comprometem muito a qualidade de vida do animal. Nesta doença, o animal apresenta hipersensibilidade a uma quantidade grande de substâncias ao qual o animal convive diariamente. Somente um exame de sangue (teste alérgico) pode esclarecer quais substâncias este organismo é sensível.

Quanto a alergia alimentar, os animais podem ser alérgicos as proteínas dos alimentos, em especial a proteína bovina e a do ovo. Os animais também podem apresentar hipersensibilidade aos aditivos alimentares (corantes e conservantes) encontrados nas rações comerciais e produtos industrializados.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

8 jeitos diferentes de usar carvão na sua casa.


          

O carvão pode ser um grande aliado no dia a dia doméstico. Aprenda a usá-lo na sua casa.
Quando você escuta alguém falar sobre carvão, logo pensa no churrasquinho do fim de semana, né? Pois saiba que o material tem muitas outras utilidades. Na hora de assar a carne, o tipo vegetal é o mais indicado; já o ativado, que serve para filtrar a água, é processado em temperaturas mais altas e com oxigênio controlado, o que mantém a sua porosidade e lhe confere propriedades purificadoras e desodorizantes. São características interessantes como essas que fazem do carvão um grande aliado no dia a dia doméstico. Veja só...

1. Apague riscos na madeira escura

O piso ficou arranhado depois que você mudou os móveis de lugar? Disfarce o estrago esfregando um pedaço de carvão vegetal sobre a marca. As partículas de carbono preenchem temporariamente o arranhão e, dessa forma, você pode adiar o reparo.

2. Elimine o excesso de cloro da água

Caso o líquido que chega à sua casa tenha gosto e cheiro fortes do produto químico, coloque carvão ativado diretamente na caixa d'água e... dê adeus ao problema! Calcule três pedaços de tamanho médio para cada 250 litros de água e troque-os semanalmente. O tratamento sai baratinho: o quilo do carvão custa cerca de R$ 20.

3. Recupere o composto orgânico

Se você reservou um cantinho do jardim para fazer compostagem e notou um cheiro ruim de amônia da última vez que revolveu o composto, acrescente um pouco de carbono à mistura para revigorar os nutrientes. Salpique por cima uma generosa porção de carvão ativado moído e misture bem. Dentro de alguns dias, o cheiro terá desaparecido e a terra do composto estará pronta para ser usada novamente.

4. Desodorize a geladeira e os móveis

O cheirinho desagradável deles é bem fácil de eliminar. Basta colocar nesses lugares um sachê com carvão ativado moído. Substitua o saquinho a cada 15 dias ou quando o aroma ruim aparecer de novo.

5. Proteja ferramentas da oxidação

Um pedaço de carvão vegetal dentro da caixa de ferramentas vai preservá-las da ferrugem por muito mais tempo. Troque o material mensalmente.

6. Prolongue o frescor do buquê

Vasos com flores alegram o ambiente, mas dá uma pena quando elas murcham... Se você ganhou o arranjo de uma pessoa especial, então, o desejo é que ele dure para sempre, não é mesmo? O carvão não faz milagre, mas ajuda a manter as flores viçosas e bonitas por muito mais tempo. Coloque um pedacinho do tipo ativado na água e não se esqueça de trocá-la todos os dias. Já o material não precisa ser substituído, ok?

7. Reduza o cheiro da bandeja dos gatos

Mesmo que você limpe o banheiro dos bichanos todos os dias, é comum ficar um odor forte no ambiente. Para resolver esse inconveniente, prepare saquinhos de pano com pedaços de carvão vegetal e coloque-os ao lado da bandeja. Eles vão absorver o cheiro desagradável num piscar de olhos! Troque o material quinzenalmente.

8. Acabe com o mofo do banheiro

Por mais que você limpe o cômodo, a umidade e o calor dos banhos diários acabam produzindo focos de bolor. Mas se deixar um recipiente com carvão ativado escondidinho atrás do vaso ou embaixo do armário, a formação de mofo será mais demorada, pois o carvão absorve muitíssimo bem a umidade.


O carvão ativado é um material de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida, com capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases[1].
Poros presentes em uma porção de carvão ativado, amplificados com uso de um microscópio eletrônico.
Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigênio de certas madeiras, a uma temperatura de 800 °C a 1000 °C, tomando-se o cuidado de evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade [2]. Também é possivel produzir carvão ativado a partir da queima de ossos bovinos a alta temperatura. (Fonte Wikipédia)


Livre a sua casa do mofo e da umidade.

          Mulher organizando o armário



Use nossas dicas fáceis e práticas para começar o ano com a casa arrumada e livre de mofo e umidade. Confira:

Para dar fim à umidade

· Semanalmente, abra as portas e gavetas e deixe circular o ar.

· Para sugar a umidade já existente no armário, espalhe giz escolar ou pedaços de carvão.

· Verifique se não existe nenhuma infiltração na parede em que o móvel está encostado. Se houver, chame um profissional. Até que o problema seja resolvido, deixe o armário afastado 5 cm da parede.

Livre-se do mofo

· A melhor forma de se evitar é sempre limpá-lo com pano úmido. Depois, deixe as portas abertas até secar.

· Caso já esteja com manchas, passe uma mistura de água e água sanitária, na proporção de um para um, nos locais atingidos.

Como limpar o armário para evitar "surpresas"

· Acompanhe as estações do ano e faça as arrumações a cada três meses.

· Quando chegar a data, retire todas as peças do armário para ventilá-las.

· Limpe cada canto do armário com pano úmido e pedra de sabão neutro.

· Antes de guardar as roupas, faça a seguinte reflexão: quais dessas peças eu realmente preciso e vou usar?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como manter um ambiente agradável em seu home office

Para quem costuma trabalhar em casa e tem seu próprio escritório sabe como é difícil manter tudo limpo e organizado sem misturar as estações. Por isso aqui vão cinco dicas para manter definitivamente seu escritório limpo e organizado.


LIMPE AS FRESTAS
O primeiro passo para um escritório limpo é limpar aquelas frestinhas que normalmente acabamos nos esquecendo. Limpar o teclado , limpar a mesa, a cadeira com rodinhas, as frestas das janelas e persianas.

Dica: Se seu piso for vinílico utilize os desinfetantes da linha Orange (Flores e Frutos, Wave, Cítricus e Eucalipto). A fragrância e praticidade destes produtos para limpeza do escritório irá te surpreender.


FAÇA ARQUIVOS PARA TUDO
Se você não tiver um lugar apropriado para cada arquivo de papel na sua mesa, eles apenas ficam lá bagunçados por dias e semanas que virão. Mantenha marcado pastas com abas em um gabinete, e jogue fora ou recicle papéis desnecessários.

MANTENHA SEMPRE UMA LIXEIRA POR PERTO
Coloque uma lata de lixo em cada parte do seu escritório. Assim você terá sempre por perto para descartar coisas inúteis e sujeirinhas de escritórios. É como os chefs de cozinha que mantém uma bacia de resíduos sobre o balcão quando está cozinhando.


CRIE E MANTENHA UMA BIBLIOTECA

Faça o que fizer em seu escritório, você provavelmente tem um monte de material de leitura desordenado nas mesas e prateleiras. Organização por cor ou por título é uma boa sugestão. As revistas e jornais devem ser reciclados a cada três meses.


LIMPE TUDO AO MENOS UMA VEZ POR SEMANA

Limpar seu desktop, prateleiras e monitor pelo menos uma vez por semana para manter as coisas limpas e para você se sentir bem. Há um outro grande motivo para limpar a poeira: Poeira não é apenas o inimigo número um de seu desktop preto brilhante, mas também por ela estar dentro do seu computador arruinando as placas e tudo que contém dentro dele.


Lençóis e toalhas: faça a escolha certa.


Jogos de cama e banho, além de enfeitar a casa, devem ser práticos. As cores neutras, como branco, bege e outros tons pastel, combinam com qualquer tipo de decoração e ainda facilitam a vida na hora da lavagem, já que não precisam de mil cuidados especiais para não manchar.

Na hora de renovar o enxoval da casa, também vale a pena avaliar a maciez e a espessura das tramas, além de sua durabilidade. Toalhas com poucos fios custam consideravelmente menos, mas são menos macias, soltam pelos, enxugam pouco e... duram menos.

Veja também como comprar lençóis para montar (ou renovar) seu enxoval com muita qualidade pelos melhores preços.

Fios e Felpas

Tamanho dos fios: os mais curtos são menos macios e soltam mais pelos. Fios longos, portanto, significam que o tecido é de melhor qualidade.

Tipo de felpa: quanto mais compridas e finas, mais macias e duráveis são as toalhas. Na hora da compra, abra a peça e coloque-a contra a luz. Transparência indica que ela enxuga pouco e sua maciez é quase nula.

Tramas e materiais

Algodão: enxuga bem e é macio. Fios retorcidos ainda garantem volume e maciez por mais tempo.

Cardado: possui fios mais curtos, o que facilita a formação de bolinhas, deixando a toalha com a aparência puída rapidamente.

Nanocotton: é macio, dura mais e tem alto poder de absorção.

Poliéster: possui capacidade de absorção inferior, pode perder o viço após algumas lavagens e ainda cria fibrilas, aquele aspecto de penugem de algodão.



Fios, tramas e tratamento

Quantidade de fios: quanto maior, maior a durabilidade e a maciez das peças. E menos bolinhas fazem. Existem no mercado opções com 180, 200, 300 e até mais fios. Se eles forem penteados, então, melhor ainda!

Tipo de trama: o entrelaçamento dos fios dos lençóis pode ser mais aberto ou fechado, dependendo da qualidade do produto.

Tratamento: é ele que define a maciez do tecido, aumentando sua capacidade de aderir à cama e reduzindo as chances de irritar a pele.

Materiais

Naturais: lã, seda, linho, algodão e cânhamo. Tidos como clássicos, são mais macios e confortáveis. E nunca saem de moda!

Artificiais: viscose e acetato. Simulam bem peças de seda ou cetim e são fáceis de lavar, mas têm fios mais finos e com mais brilho.

Sintéticos: poliéster. Apesar de pouca maciez e de fazer bolinhas com mais facilidade, seca rápido e amassa menos.

Lavagem

· Separe as peças brancas das coloridas.

· Evite misturar tecidos de materiais diferentes - isso impede a quebra das fibras e garante vida mais longa ao produto.

· Não exagere no sabão em pó - recomenda-se usar a metade da quantidade indicada para a lavagem de outros tipos de roupas.

· Use água morna e enxágue com a fria.

· Seque à sombra.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DiGestão: O primeiro programa de entrevistas on line de Vitória da Conquista.



O DiGestão é o programa de Entrevistas do Blog da Eliane Assunção, portal da Administração acadêmica, das discussões, da interdisciplinaridade, da viabilização da leitura continuada e promoção da participação nos programas e projetos e possibilidades de qualificação e inserção, com fins de contribuição sócio-cultural e profissional e atingimento da integralidade educacional: Ensino, Pesquisa e Extensão.

O objetivo do DiGestão passa por trazer à discussão fatos da Administração que possam mostrar-se relevantes à construção de projetos de ação que harmonizem recursos físicos, financeiros e humanos através da visão holística dos entrevistados (administradores, empresários, docentes, pesquisadores, empreendedores) tornando possível a interligação entre teoria e prática, vivência e expertize dos papéis do gestor e da capacidade de levantamento, análise e proposição de pesquisas no campo da Administração, com fins de despertar de um novo olhar e manifestação da finalidade da Administração enquanto ciência social aplicada.

A realização do DiGestão traduz a contribuição de diversas pessoas com as quais tive e tenho o privilégio de compartilhar ansiedades, esperanças, dúvidas, opiniões, temores e sonhos. Elencar todos aqui seria impossível, mas não poderia deixar de destacar alguns cuja disponibilidade, boa vontade, companheirismo e colaboração viabilizando a gestação deste trabalho. Mauricio Sena , Luiz Claudio Sena e Fábio Sena, Devana Babu, responsáveis pelo estímulo e viabilização, nao só oferecendo críticas e sugestões, como, principalmente, apoio moral e intelectual.

Para o desenvolvimento das primeiras reflexões escolhi o Empresário, Administrador e Professor, Alcides Santana, a quem gostaria de agradecer a disponibilidade, atenção e solicitude. Bom programa!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Como entreter os filhos nas férias e participar da brincadeira!


As férias dos pais de fim de ano ou carnaval muitas vezes coincidem com as férias das crianças, que nessa época costumam ficar com conhecidos ou familiares. Para aproveitar essa época onde todos poderão estar juntos, há a possibilidade de criar brincadeiras e entretenimentos que serão divertidos e prazerosos para todos.

Cantinho de artes

Faça na sua casa um "Canto de Arte". Pegue um canto no terraço ou um pequeno espaço na área de serviço e coloque todos os materiais de arte para que o seu filho possa usar e se divertir. Não precisa ser muito grande basta ter espaço para o material e para o seu filho trabalhar, mas que seja fácil de limpar.

Comece com os materiais de artes que o seu filho usou na escola durante o ano. Eles vão dar uma ideia quais os materiais apropriados para a idade do seu filho.

Tenha nesse canto materiais recicláveis que você tem em casa tais como: potes de iogurte, caixas de sabão em pó, revistas em quadrinhos, jornais velhos, garrafas de plástico vazias e outros matérias. Tenho certeza de que vocês passarão muitas horas divertidas e os seus filhos poderão se divertir sem ter que gastar muito.

Scrapbooking

Essa é uma técnica de arte muito usada. O objetivo principal é organizar as fotos em cadernos decorados para lembrar alguns momentos. Essa época é uma boa hora para organizar as fotos da família com os seus filhos. Muitas vezes as fotos estão esquecidas em alguma gaveta. Elas são ótimas fontes de recordação e ponto de partida para iniciar conversas.

Use a sua imaginação. Como book utilize os cadernos que sobraram do ano passado e decore com retalhos de papéis de presente, tecidos, adesivos, carimbos, escreva diálogos no formato de historias em quadrinhos, etc. Divirta-se montando uma recordação para o resto da vida.


Brincando juntos

Essa e seção com ideias de como você e o seu filho podem se divertir sem gastar muito. Podemos fazer inúmeras coisas em casa de maneira divertida e barata. Basta misturar os restos de giz de cera para formar novas cores.

Material:
- Restos de giz de cera de vários tamanhos e cores
- Formas para salgados em inox
- Formas de papel para doces
- Assadeira retangular ou panela elétrica com teflon

Modo de fazer:
Recolha os restos de giz de cera de varias cores e tamanhos e coloque nas formas de papel. Essas formas vão dentro das formas para salgados em inox. Coloque água na assadeira retangular ou panela elétrica para cozinhar em banho-maria as formas de inox.

Depois de algum tempo em banho-maria os gizes que estão nas formas de papel irão começar a derreter e a se juntar para formar outras cores. Será divertido ver as cores que serão formadas e será uma forma de ensinar a não desperdiçar. Estamos na época de reutilizarmos tudo que pudermos.

Férias juntos

Aqui estão algumas ideias do que fazer e dos cuidados para tornar esses momentos inesquecíveis.

- Ensine algumas brincadeiras da sua infância para os pequenos como: peão, bolinha de gude e jogo de botão, por exemplo, podem voltar a fazer sucesso entre a criançada.
- Outra opção são os jogos do baralho ao tabuleiro. Aqueles que lidam com dinheiro, desenhos, mímicas e raciocínio são excelentes também para aprimorar as habilidades da molecada.
- Você também pode realizar um acampamento em casa, colocando as barracas no jardim ou improvisando com lençóis dentro do próprio quarto. Não podem faltar lanchinhos e histórias engraçadas.
- Uma possibilidade e dividir entre os vizinhos e familiares a contratação de uma baba ou recreadora. Existem agencias que oferecem profissionais bem preparadas.
- Sempre que puder reúna seus filhos com amiguinhos e primos para uma sessão de cinema. Se for em casa, não esqueça de preparar a pipoca para entrar no clima.
- Nada melhor nas férias do que andar de bicicleta, visitar museus ou de parentes, correr, pular... Mas tudo isso sempre com o acompanhamento de um adulto de confiança.
- Não e preciso proibir a internet, o ideal e determinar horários e conteúdos que podem ser acessados.

Boas férias com os pequenos!



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dicas de como lavar as roupas do bebê.





Ao lavar fraldas, toalhas, lençóis, nada deve entrar em contato com a pele delicada do bebê antes de serem devidamente higienizadas. Isso por que mesmo as roupas novas podem estar com poeira, ácaros e fungos que afetam a saúde do recém-nascido.

Prefira sempre lavar as roupinhas do bebê separadamente e de preferência, lavá-as a mão, por que são peças delicadas. O importante é caprichar no enxágüe para que não fique nenhum resíduo. Além disso, fiquem sempre atentos a essas dicas:

- É importante você lavar todo o enxoval antes da chegada do bebê.

- Passar as roupas do bebê é muito importante porque o calor higieniza o tecido e elimina impurezas.

- Até um mês de vida, não se deve usar amaciante, após esse período é recomendado o uso do amaciante Soft Baby Orange, pois este tem um perfume mais suave, delicado e por ser branco, não possui corantes.

- Siga sempre as instruções contidas nas etiquetas das roupas.

FELIZ ANO NOVO. QUE 2012 SEJA REPLETO DE FELICIDADES.

O que esperar de 2012?

Como deixar sua casa mais sustentável.

Casa sustentável

Uma construção sustentável é aquela projetada para que, no dia a dia, gaste-se o mínimo possível de energia e recursos naturais. Ela começa com a escolha dos materiais, como madeiras reaproveitadas e tintas à base de água, e acompanha toda a execução do projeto. "Sustentabilidade nada mais é do que criar meios para que a nossa existência se sustente sem esgotar os recursos naturais do planeta", explica o arquiteto Bruno Vargas Yoshino, de São Paulo.

Em casas antigas, que foram construídas quando esse conceito ainda não estava tão difundido, também é possível aplicar técnicas sustentáveis e amigas do meio ambiente. A arquiteta Celina Lago, especialista em Conforto e Edificações Sustentáveis, do Rio de Janeiro, indica manter plantas e flores dentro de casa, pois elas ajudam a refrescar o ambiente, dispensando tecnologias que consomem energia elétrica, como ventilador e ar condicionado.

Quer saber mais? Então confira as dicas verdes dos profissionais. Além de contribuir com a preservação ambiental, a diferença poderá ser sentida no bolso e na qualidade de vida que você vai ganhar. "Afinal, é bem melhor estar num lugar com uma brisa natural, com um ar mais fresco e úmido e iluminado pelo sol do que cheio de lâmpadas fluorescentes e com um ar condicionado seco, que polui as vias respiratórias", diz Bruno.

1. Compre os materiais que precisa em locais próximos

O projeto sustentável é aquele que visa o menor gasto de energia e combustíveis. Por isso, vale comprar materiais de construção de lojas e depósitos próximos da sua casa. "O gasto de combustível queimado no transporte dos materiais também conta", diz Bruno.

2. Reutilize materiais antigos

Que tal utilizar na reforma materiais de demolição, que são retirados de casas antigas, como madeiras, pisos de tábua corrida, tijolos maciços, telhas, portas e janelas? Você pode aplicar essa técnica em sua casa. Uma cômoda velha, por exemplo, pode ter sua madeira aproveitada para construção de novos materiais, ou pode ainda ser reformada, com técnicas de decoupagem, para ficar mais moderna.

3. Sem cortinas

Algumas janelas e portas têm a opção de serem duplas, ou seja, veneziana na parte externa e vidro na interna. Isso dispensa o uso da cortina e deixa a casa bem clara, com iluminação natural. Além disso, colocar ladrilhos de vidro nas paredes e claraboias no teto faz com que a casa fique mais clara, inclusive em dias chuvosos, pois aproveita a luz externa.

4. Área verde

Se você não tem espaço para ter um jardim, procure manter vasos dentro de casa, com plantas e flores. Eles ajudam a refrescar o ambiente. Caso você tenha um jardim em casa, em volta dele, coloque um piso que drene bem a água da chuva ou até um gramado. Essa água pode ser reaproveitada para a rega do local.

5. Horta orgânica

Tenha sua própria horta, inclusive em vasos, para cultivar seus temperos. Esses alimentos serão livres de agrotóxicos, portanto, mais saudáveis e saborosos.

6. Captação de água da chuva

Alterar o projeto das calhas para que elas captem a água da chuva também é uma boa maneira de tornar a casa mais sustentável. Essa água pode ser utilizada para lavar pisos e regar plantações, como as hortas caseiras e vasos de flores.

7. Tintas ecológicas

As tintas à base de água são consideradas ecológicas, pois não têm cheiro e contribuem para uma melhor respiração e transpiração das paredes, já que as demais tintas tornam a parede impermeável e possuem componentes tóxicos que podem causar alergias às pessoas e animais.

8. Mudança de atitudes

Também faz parte da casa sustentável uma mudança de atitudes dos moradores que nela vivem, como implantar a coleta seletiva (separando o lixo orgânico do lixo reciclável) e racionamento de energia elétrica e água.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...